Ação Conjunta autua dois estabelecimentos comerciais por furto de energia elétrica em Aracaju

Out 23, 2025 - 12:03
 0
Ação Conjunta autua dois estabelecimentos comerciais por furto de energia elétrica em Aracaju

A operação tem o objetivo de coibir a prática criminosa que causa prejuízos à população e sobrecarrega o sistema de distribuição

Nesta quarta-feira (22), uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Científica e a Energisa de Sergipe resultou na autuação de dois estabelecimentos comerciais por furto de energia elétrica nos bairros Santa Maria e Atalaia. 

A ação integrada é parte de uma rotina de inspeções diárias da distribuidora, que utiliza um sistema de inteligência e monitoramento para identificar fraudes e desvios de energia. As irregularidades foram confirmadas nos dois estabelecimentos, cujos proprietários foram conduzidos à delegacia para prestarem esclarecimentos.

A Polícia Civil reforça que o furto ou fraude de energia é um crime previsto em lei e gera consequências negativas para toda a comunidade. “As irregularidades foram identificadas em uma farmácia localizada no bairro Santa Maria, e em um lava jato no bairro Atalaia. Os proprietários foram conduzidos à delegacia para esclarecimentos. É importante reforçar que furto ou fraude de energia é crime previsto em lei e causa prejuízos à população”, afirma o delegado responsável pelo caso.

O combate a essa prática tem gerado resultados significativos. Somente neste ano, a Energisa Sergipe já identificou 4.327 irregularidades nos 63 municípios de sua concessão. O volume de energia recuperado atinge a marca de 10,37 GWh, uma quantidade suficiente para abastecer 101 mil residências de baixa renda por um mês, ou o município de Frei Paulo por um ano inteiro.

O coordenador de equipes de campo, João Victor Sá, alerta para os perigos do furto de energia, vão além do aspecto financeiro. “A Energisa tem realizado ações contínuas para combater essa prática irregular, que afeta diretamente a qualidade do fornecimento de energia, sobrecarrega a rede, provoca quedas ou oscilações no serviço, danifica equipamentos e coloca em risco a segurança da população e de quem comete a irregularidade”, destaca. Ele reitera ainda que apenas colaboradores da Energisa estão autorizados a realizar intervenções na rede elétrica e que qualquer ação clandestina representa um risco de choques elétricos, incêndios e até mesmo morte.

Para que o combate ao furto de energia seja ainda mais eficaz, a colaboração da população é fundamental. Ligações clandestinas e fraudes em medidores podem ser denunciadas de forma anônima, garantindo a segurança e a qualidade do serviço para todos. Os canais de denúncia são: o telefone 0800 079 0196, o aplicativo Energisa On, ou o Disque-Denúncia da Polícia Civil (181).

O post Ação Conjunta autua dois estabelecimentos comerciais por furto de energia elétrica em Aracaju apareceu primeiro em Polícia Civil.