Operação Virtude: Polícia Civil reforça combate à violência contra a pessoa idosa em Sergipe

Out 16, 2025 - 08:40
 0
Operação Virtude: Polícia Civil reforça combate à violência contra a pessoa idosa em Sergipe

Entre os principais casos criminais registrados no estado estão ameaça, apropriação de bens e exposição do idoso a risco de saúde

Diante do crescimento da população idosa no Brasil e do aumento dos crimes contra esse público em Sergipe, a Polícia Civil participa da Operação Virtude, ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A iniciativa reúne também as forças de segurança pública do Estado e desenvolve ações de prevenção, repressão, conscientização e atendimento às vítimas, fortalecendo a rede de proteção à pessoa idosa, que cresce de forma acelerada no país.

De acordo com os dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, a população idosa no país aumentou 57% em 12 anos. Em 2023, os idosos já representavam 15,8% da população brasileira, e as projeções indicam que, até 2070, esse percentual pode chegar a 38%.

Esse aumento da longevidade também reflete o crescimento dos casos de violência contra a pessoa idosa. Em Sergipe, crimes como estelionato (2.120 ocorrências, de janeiro a agosto de 2025), ameaça (927 casos), apropriação indébita (261 registros), apropriação de bens do idoso (86 ocorrências) e situações em que idosos foram expostos a risco à integridade física (59 casos) estão entre os principais. Os dados integram mapeamento feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da SSP (CEACrim).

Diante desse cenário, a delegada Nayanna Batalha, integrante da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DEAIPD), vinculada ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) da Polícia Civil de Sergipe, ressaltou a proteção jurídica assegurada. “O nosso ordenamento jurídico protege os idosos, e o Estatuto da Pessoa Idosa garante que eles gozem de todos os direitos fundamentais”, destacou.

A delegada reforçou ainda que a proteção da pessoa idosa cabe à família, à sociedade e ao poder público. “Toda ação ou omissão que represente dano ou sofrimento à pessoa idosa constitui violação de direitos e deve ser punida na forma da lei. Por isso estamos ressaltando também a importância da denúncia”, reiterou Nayanna Batalha.

Denúncia

É fundamental que toda a sociedade reúna esforços para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Os crimes devem ser denunciados ao DAGV, às Delegacias de Atendimento à Mulher e Demais Grupos Vulneráveis (DEAGV) ou a qualquer delegacia da Polícia Civil, caso não haja unidade especializada no município. Situações de flagrante devem ser comunicadas à Polícia Militar, pelo telefone 190. O sigilo do denunciante é garantido.

O post Operação Virtude: Polícia Civil reforça combate à violência contra a pessoa idosa em Sergipe apareceu primeiro em Polícia Civil.