CORPO DE BOMBEIROS REALIZA SOLENIDADE EM HOMENAGEM AOS VETERANOS.

Out 1, 2025 - 16:46
Out 3, 2025 - 09:06
 0
CORPO DE BOMBEIROS REALIZA SOLENIDADE EM HOMENAGEM AOS VETERANOS.

A manhã desta quarta-feira, dia 1o de outubro, foi dedicada a homenagens aos veteranos do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Em 9 de setembro de 2020, através da Lei nº 8.748, foi instituída a data como Dia Estadual do Veterano Militar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe. A corporação realizou no Quartel Central o evento “Bombeiros para sempre”, através do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO), com o objetivo de reconhecer a importante contribuição dos bombeiros que estão na reserva remunerada para a instituição e a sociedade. O evento foi encerrado com um momento de confraternização com almoço e música.

“Hoje é um dia de celebração, mas também de profunda gratidão. É momento de lembrar, valorizar e honrar todos aqueles que, com coragem e dedicação, ajudaram a construir a história dessa corporação centenária. Cada passo que o Corpo de Bombeiros dá hoje é sustentado pelo legado de homens e mulheres que no passado escolheram carregar no peito a missão de proteger e salvar vidas. Vocês veteranos são verdadeiros alicerces da nossa instituição, são inspiração para as novas gerações de bombeiros”, afirmou o comandante-geral, coronel Fábio Cardoso.

Na solenidade, o comandante assinou a portaria instituindo um distintivo de identificação que será entregue pela corporação aos veteranos. Foram feitas ainda duas outras homenagens. Foi realizado pela primeira vez o toque de corneta do veterano, criado pelo subtenente Alex Oliveira, que indica a presença do militar da reserva em uma unidade militar ou solenidade. Além do “Exórdio do Veterano”, composto pelo tenente Gentil Leite, que é uma honraria no militarismo e foi tocado pela Banda de Música da corporação.

O coronel da Reserva Remunerada e ex-comandante, Alexandre Alves, falou sobre a importância de cada pessoa na construção da instituição. “Nada substitui o fator humano. Nenhuma máquina por mais sofisticada que seja, pode replicar a decisão sábia de um comandante no calor da operação, ou substituir a calma de um socorrista que tranquiliza a sua vítima em pânico. Nenhuma tecnologia tem a bravura de um combatente que avança contra o desconhecido para salvar a vida daquele que nunca viu, mesmo com risco da sua própria vida”, disse o bombeiro.