Conheça os nordestinos indicados ao Grammy Latino de 2025

Set 22, 2025 - 18:14
Set 22, 2025 - 19:03
 0
Conheça os nordestinos indicados ao Grammy Latino de 2025

A Academia Latina da Gravação divulgou nesta quarta-feira (17) as nomeações para a edição do Grammy Latino deste ano, que acontece no dia 13 de novembro. A premiação, uma das mais importantes do meio musical, homenageia obras gravadas em línguas e expressões idiomáticas reconhecidas na Iberoamérica (espanhol, português catalão, basco, galego, valenciano, guarani etc.).

 

O Brasil teve destaque nas indicações deste ano, com artistas concorrendo a prêmios nas categorias principais, como a cantora Liniker, que acumula sete indicações (incluindo Álbum, Canção e Gravação do Ano). O Nordeste marcou presença em peso em diversas categorias de língua portuguesa.

 

O destaque vai para o cantor pernambucano Léo Foguete, que conquista a primeira indicação da carreira. Seu disco de estreia, “Obrigado Deus”, foi indicado na categoria “Melhor Álbum Sertanejo”, junto a ídolos da música brasileira como Xitãozinho & Xororó, Ana Castela e Launa Prado. Outro nordestino que marcou presença na categoria foi o baiano Tierry, com “Do Velho Testamento”.

 

Na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, o Nordeste, especificamente Pernambuco, domina as nomeações com quatro indicações. Entre elas, está “Dominguinho”, parceria entre o pernambucano João Gomes, o paulista Jota.pê e Mestrinho. “Casa Coração”, da pernambucana Joyce Alane, e “Transespacial”, do recifense Fitti, e “Universo de Paixão”, da pernambucana Natascha Falcão.

 

Nas categorias subsequentes, se destacam a baiana Sued Nunes, indicada na categoria “Melhor Artista Revelação”; Jadsa e Baianasystem concorrendo no Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portugesa; eterna Marrom, Alcione ganha uma indicação no “Melhor Álbum de Samba/Pagode”; Luedji Luna e Rachel Reis disputando Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira; além do lendário Gilberto Gil na categoria “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa”.