Núcleo de Atendimento Biopsicossocial a Profissionais da Polícia Civil divulga questionário sobre condições de trabalho dos servidores

Set 23, 2025 - 14:36
Set 23, 2025 - 14:37
 0
Núcleo de Atendimento Biopsicossocial a Profissionais da Polícia Civil divulga questionário sobre condições de trabalho dos servidores

Objetivo é mapear demandas para desenvolver estratégias de atenção e cuidado com a saúde dos policiais civis

Em meio às características inerentes ao trabalho do policial civil, o Núcleo de Atendimento Biopsicossocial a Profissionais da Polícia Civil de Sergipe (Napss) disponibilizou um questionário no contexto do Setembro Amarelo. O objetivo é compreender as condições laborais e a saúde mental dos servidores da Polícia Civil de Sergipe. O questionário, que é facultativo, anônimo e confidencial, visa a elaboração de estratégias de cuidado mais efetivas para os servidores da instituição.

Conforme a psicóloga e oficial investigadora Paula Wiltshire, à medida que as respostas forem chegando ao Napss, a unidade fará a análise dos dados de forma coletiva. “Sempre com absoluto sigilo e ética. A sua participação é voluntária, mas fundamental para que possamos avançar na construção de políticas internas de valorização profissional e de reconhecimento da importância do servidor”, evidenciou.

Caso o servidor sinta desconforto ao responder o questionário, ele pode entrar em contato diretamente com o Napss. “Uma das nossas metas primordiais é cuidar de quem cuida da segurança pública. Muitas vezes esse cuidado é menosprezado por causa de uma cultura que encara pedir ajuda como sinal de fraqueza. Queremos virar essa chave e construir uma cultura de saúde, que inclui procurar apoio quando precisamos”, reforçou Paula.

Paula Wiltshire destacou ainda que, neste mês de setembro, além da campanha mundial, foi sancionada a Lei nº 15.199/2025, que instituiu nacionalmente o Setembro Amarelo, o Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio e o Dia Nacional de Prevenção à Automutilação. “Isso reforça a relevância de iniciativas como essa dentro da nossa instituição”, acrescentou, conclamando a participação dos servidores na pesquisa.

O Napss fica localizado na rua Duque de Caxias, nº 537, no bairro São José, anexo ao prédio da Delegacia-Geral. O contato com a unidade pode ser feito pelo telefone (79) 99646-7399.

O post Núcleo de Atendimento Biopsicossocial a Profissionais da Polícia Civil divulga questionário sobre condições de trabalho dos servidores apareceu primeiro em Polícia Civil.