CORPO DE BOMBEIROS RETOMA OPERAÇÃO PROTETOR DOS BIOMAS VISANDO REDUZIR INCÊNDIOS FLORESTAIS NO ESTADO.
“Essa operação garante uma capilaridade do Corpo de Bombeiros, da sua capacidade operacional em nosso estado. Nesse período a corporação está presente, somando as unidades operacionais, em dezenove municípios, diminuindo o tempo resposta para as demandas da sociedade. Isso foi possível graças ao apoio do secretário de segurança pública João Eloy, da deputada federal Katarina Feitosa e do Governo do Estado, sempre atuantes quando o assunto é a segurança da população”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
A operação segue atuando em doze municípios: São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Capela, Laranjeiras, Neópolis, Glória, Poço Redondo, Moita Bonita, Carira, Tobias Barreto, Cristinápolis e Boquim. Segundo o bombeiro, os locais foram definidos baseados em dados de satélite que indicam os pontos com maior incidência de calor.
“Durante os meses de novembro e dezembro a corporação atendeu 557 ocorrências de incêndios florestais. Desse total, a Operação Protetor dos Biomas foi responsável por 233, quase a metade. Aumentamos nossa capacidade de resposta a essa demanda tão importante para a população e o meio ambiente. Além disso, com a presença desses bombeiros nesses locais por conta da operação acabamos fazendo outros atendimentos pontuais como acidentes automobilísticos, dando um total de 246 ocorrências atendidas, incluindo resgate de animais”, afirmou o comandante da operação, tenente-coronel Gideão Oliveira.
O trabalho teve início com levantamento de campo para localização de rede de abastecimento de água para o combate a incêndios entre outros dados visando conhecer a estrutura local e a integração com os órgãos municipais em caso de necessidade. Na sequência foram realizadas as ações preventivas como visitas para orientações e ações de combate aos focos de incêndios florestais, que seguem nessa retomada da operação.
Fonte: CBMSE

